HBO agora é MAX

A reconhecida plataforma de streaming HBO MAX anunciou recentemente a mudança no seu nome para MAX. Nos EUA essa mudança já aconteceu e agora está prevista para a América Latina ainda em 2024.

Patrizio Spagnoletto, diretor de marketing da empresa, esclarece um dos motivos dessa transformação. Ele explica a necessidade de alcançar públicos maiores reunindo a vastidão de conteúdo do HBO MAX com a variedades de programas da Discovery +. Criando um universo de entretenimento ainda mais amplo e diverso para atender a expectativa e desejo dos seus assinantes. Essa fusão estratégica entre Warner Bros e Discovery visa agradar muito os brasileiros que terão o melhor das duas marcas reunindo series, filmes, programas de tv e conteúdo infantil, abrangendo toda a família.

O rebranding da HBO MAX (reposicionamento da marca) foi muito mais que uma simples troca de nome. Foi também uma estratégia pensada para que a marca se destacasse no mercado de streaming com um formato unificado e completo. A comunicação antecipada e gradual do aplicativo, o treinamento da equipe e o novo visual contribuíram para uma mudança tranquila e bem-sucedida da nova marca.

E no Brasil, você sabe como funciona a alteração de nome da marca?

Você pode mudar a qualquer momento e quantas vezes desejar o nome a sua marca, porém é necessário se atentar aos procedimentos legais. As principais razões que levam os gestores a mudar suas marcas são: a falta de registro no INPI. Isso porque ao deixarem de registrar suas marcas elas ficam disponíveis para o uso de outra empresa ou pessoa. Ou a empresa cresce e muda de estratégia e a marca atual já não condiz com o negócio, ou ainda se une com outras empresas.

Procedimentos legais

Primeiro é necessário verificar se o novo nome escolhido está disponível, para isso é preciso realizar uma pesquisa de viabilidade no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). O INPI é responsável pelo registro da marca que garante ao proprietário a proteção do nome e o direito de exclusividade. Ao fazer o pedido, este será examinado de acordo com a Lei de Propriedade Industrial e demais resoluções administrativas do órgão. Em seguida fazer as alterações cadastrais em todos os registros oficiais como CNPJ, Junta Comercial, Órgãos Públicos e Instituições financeiras. Revisão de todos os contratos e documentos para garantir que o novo nome esteja em todos os lugares. Comunicação oficial, ou seja, avisar todos os fornecedores, clientes e parceiros sobre a mudança do nome através de comunicados oficiais.

Para garantir que a mudança da marca seja um sucesso é necessário a criação de uma nova identidade visual, campanha de comunicação, atualização de material de marketing, estratégia de branding e principalmente orientação jurídica para auxiliar no processo de mudança da sua nova marca.

Curiosidade

No Brasil, várias marcas famosas já mudaram seu nome, entre elas a saudosa marca de creme dental Kollynos que passou a ser chamada de Sorriso após ser comprada pela Colgate Palmolive. A famosa Google que antes era conhecida como Backrub mudou seu nome por decisão dos seus fundadores, dando ao novo nome uma alusão ao número 10 elevado a decima potência. A marca Nestle, em 1972, comprou a Sorvetes YOPA, mas só mudou seu nome em 2000. Snapchat, uma rede super usada pelos jovens do mundo todo antes atendia pelo nome de Pictaboo lançado em 2011, porém não obteve sucesso e além do mais já havia um registro com esse nome por uma empresa do ramo fotográfico, então seus criadores mudaram a marca para Snapchat e em 2012 o app atingiu a marca de 100 milhões de usuários no mundo.

Leia também: Abertura de CNPJ e Registro de Marca – Themis Soluções Jurídicas (themissj.com)

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