Erros contratuais comuns

Erros contratuais comunsque podem afetar seu negócio.

Os contratos oferecem proteção ao seu negócio, visando maior segurança jurídica. Porém, para tanto, é necessário que esteja bem redigido e seguindo todas as precauções necessárias. Por isso, listamos 5 erros contratuais comuns que podem afetar seu negócio, acarretar dores de cabeça futuras e merecem sua atenção.

Modelos prontos que não se enquadram a seu negócio

Utilizar contratos prontos da internet pode parecer a melhor solução na era da tecnologia em que tudo se resume a “dar um Google”. Porém, é necessário dar uma atenção especial aos contratos, uma vez que eles são determinantes para qualquer negócio dar certo. Primeiramente, esse hábito infringe a autonomia da vontade das partes, um dos princípios das relações contratuais que consiste no poder dos envolvidos de estipular livremente o que melhor lhes convier em determinadas situações.

Fazendo uso de contratos padrões, você estará abrindo mão de algo específico para sua relação, o que pode ocasionar muitos problemas. Os contratos devem contemplar as especificidades de cada acordo a fim de dar maior segurança jurídica. Os modelos da internet são um dos principais fatores dos próximos erros contratuais, visto que são genéricos e possuem maior propensão a deixar seu contrato inconsistente.

Não descrever detalhadamente o objeto

Não descrever detalhadamente o objeto é um dos erros contratuais que costuma causar mais problemas. Pois, o objeto do contrato é literalmente o motivo do mesmo ser celebrado, assim, parece incoerente sua descrição mal elaborada. Vale lembrar que não é possível exigir que o contratado faça um serviço que não está especificado no contrato, da mesma forma que este não pode deixar de fazer o que deveria. Suponha que um certo contrato contemple a locação de uma área de lazer para o dia do casamento, mas os noivos desejam também o dia posterior para confraternização dos familiares. Caso não esteja especificado no documento ou em termo aditivo a continuação no outro dia, os contratantes não podem exigir algo que não está acordado. Assim, é necessário elaborar cláusulas que negociem os extras.

Obrigações mal definidas

Outro impasse recorrente é a definição mal feita das obrigações que compete a cada um. É necessário uma atenção especial a esse ponto pois ele determina claramente como será a participação de cada envolvido no processo. Cabe ressaltar ainda que o detalhamento completo das obrigações é primordial, uma vez que caso algo não esteja sendo cumprido como deveria, pode ser usado como prova para quebra do contrato.

Ausência da definição de prazos e multas

É extremamente importante a definição de prazos claros para a execução do objeto do contrato, já que atrasos são inconvenientes e podem prejudicar seu negócio. Dessa forma, cabe também colocar multas para evitar e/ou reparar a ocorrência de danos. Por exemplo, na prestação de serviços, se o objeto for dividido em várias etapas, estabeleça as datas para a execução de cada etapa e para a entrega do produto final. Também, estabeleça as datas certas para o pagamento, em caso de parcelamento, coloque o valor e a data de cada parcela. As multas também são importantes caso algo não seja seguido exatamente como acordado, isso é visto principalmente no atraso da entrega e pagamento. Normalmente as pessoas tendem a ver multas com maus olhos, mas lembre-se que nesse caso ela visa apenas dar maior proteção ao seu acordo.

Cláusulas abusivas

A atenção ao contrato deve contemplar também a boa vontade e boa fé dos envolvidos. Assim, mesmo que não intencionalmente, ao pegar contratos prontos estes podem conter cláusulas abusivas. Podendo prejudicar seu negócio e sua relação com a outra parte. As cláusulas abusivas são aquelas que visam o benefício desproporcional de uma parte em detrimento de outra. Elas podem levar à nulidade do contrato, uma vez que não são permitidas pelo artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor – CDC. Assim, percebemos que um contrato bem redigido evita problemas futuros ao empresário, que pode ter seu contrato até anulado por incoerências no desenvolvimento do documento. Para garantir segurança e a melhor redação de um bom contrato, conte com os serviços de pessoas especializadas na área jurídica.

Leia também: Política de Privacidade – Requisitos- Themis Soluções Jurídicas (themissj.com)

Themis

Empresa Júnior de Direito

Home

E-books

Política de Privacidade

Serviços

Blog

Site por Ijunior