Termo Aditivo: quando usar?

Termo Aditivo quando usar

Situações em que você pode utilizar o termo aditivo no seu contrato.

É comum em empresas que prestam serviços à sociedade, que exista a necessidade de inúmeros contratos para formalização do negócio. Nesse enfoque, ao longo do tempo, algumas situações podem ser modificadas, dessa forma, é preciso incluir certas adaptações no contrato, assim, alterando esse documento.

O QUE É UM TERMO ADITIVO?

Em uma explicação breve, o termo aditivo é um documento complementar ao contrato, elaborado para estabelecer alguma informação singular e específica, alterando o contrato em questão. 

Vale ressaltar que é de extrema importância documentar formalmente, por meio de termo assinado pelas partes, quando houver qualquer mudança em alguma cláusula contratual. Sendo assim, saiba identificar as situações que necessitam de termo aditivo.

No âmbito do direito privado, é necessário que exista consenso entre as partes do negócio jurídico para que ocorra qualquer mudança ou adição aos termos do contrato celebrado. Nesse enfoque, é inviável qualquer forma de alteração de modo unilateral, o que corrobora a necessidade de elaboração do termo aditivo.

Já no cenário de contratos administrativos, a situação é diferente: a alteração nas cláusulas ou rescisão de relações por vontade da Administração Pública é viável e legal, ao mesmo tempo que não proporciona a anuência do contrato.

Além disso, a Lei 8.666/93 (Lei de Licitações) esclarece e determina a forma de utilização do termo aditivo em contratos. Ressalta-se, em especial, o artigo 65 da lei, que delimita os casos em que o aditamento é aceito.

Também, para que se valide o aditivo contratual é necessário que o contrato:
  • Mostre objeto determinado ou determinável;
  • Realizado por profissional competente;
  • Esteja de acordo com a legislação;
  • Apresente objeto lícito e possível.

Além disso, é extremamente relevante ter em mente que caso de extinção do contrato, ele não poderá mais ser aditado.

Abaixo, a importância do termo aditivo em determinados contratos:
  • Contrato de parceria

Se a parceria é frutífera e há vontade de renovação desta, o termo aditivo define exatamente a prorrogação da parceria ou alguma mudança específica.

  • Contrato de compra e venda ou aluguel de bens

Nesse cenário, utiliza-se o termo aditivo para destacar a alteração de preços, prazos ou objeto do negócio.

Por fim, os termos aditivos são documentos do cotidiano em negócios jurídicos. E, consideram-se importantes para alguns negócios, pois afirmam as relações entre as partes e garantem a legalidade e segurança de exigências, informações e condições do contrato.

Veja também: Explanação do contrato de locação – Themis Soluções Jurídicas (themissj.com.br)

contrato de locação

Themis

Empresa Júnior de Direito

Home

E-books

Política de Privacidade

Serviços

Blog

Site por Ijunior