Classes do INPI

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O que são as classes do INPI e como elas afetam seu registro de marca?

Criar a identidade visual, escolhendo a logo e um nome para a sua marca é fundamental para toda empresa e instituição. Tais elementos são o “cartão de visita” do seu negócio.

Contudo, não basta apenas se atentar no aspecto estético da marca se não for dada a devida atenção à segurança jurídica que ela requer. Nesse sentido, a fim de garantir a exclusividade e domínio da sua marca, é necessário seu registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Com isso, parte do processo de registro de marca é a classificação dela de acordo com as classes pré-estabelecidas pelo INPI, que especifica quais produtos ou serviços sua marca deseja proteger. Mas, afinal de contas, o que seriam e quais são essas classes? 

Conhecendo as classes do INPI

O INPI adota a Classificação Internacional de Produtos e Serviços (NICE). Seu objetivo é padronizar a classificação de marcas ao redor do mundo, dispondo de uma lista abrangente de 45 classes diferentes para que sua marca possa ser devidamente enquadrada. Também existem as as Listas Auxiliares, visando promover um sistema completo de classificação. Desse modo, dentre as 45 classes listadas há:

Classes 1 a 34 – para quem busca registrar um PRODUTO
Classes 35 a 45 – para quem deseja registrar um SERVIÇO

Para Exemplificar

Classe 35:  Propaganda; Gestão, organização e administração de negócios; Funções de escritório

Desse modo, caso sua empresa trabalhe no ramo do varejo e na comercialização de produtos recomenda-se a inscrição do pedido na classe 35.

Classe 33:  Bebidas alcoólicas, exceto cervejas; Preparações alcoólicas para fazer bebidas

Por outro lado, caso seu ramo de atuação seja a produção de bebidas destiladas, no momento de homologação do pedido, escolha a classe 33. 

Além disso, tendo em vista que, uma vez aprovada pelo INPI, a marca possui o certificado de proteção por 10 anos, vale destacar que também deverá ser levado em conta a perspectiva de crescimento do portfólio de produtos que sua empresa comercializa, para que mais classes possam ser enquadradas no momento do registro e sua empresa garanta maior proteção da marca. Assim, essa mesma dinâmica de perspectiva futura se aplica quanto aos serviços, visto que é natural um negócio expandir suas áreas de atuação para melhor atender seus clientes. 

Portanto, nota-se como a análise de classe para o seu negócio é um fator relativo às particularidades da sua empresa e seu ramo de atuação no mercado. Dessa forma, se faz interessante contar com uma pesquisa de viabilidade inteligente responsável por fazer essa análise.

Assim, é necessário que de antemão já esteja estabelecido em quais classes de produtos ou serviços sua marca está enquadrada, visto que naturalmente existem marcas que podem se adequar em mais de uma classe, bem como para que não haja a possibilidade da marca não satisfazer as características dessa classe. Diante disso, emerge a necessidade de um auxílio especializado de uma assessoria jurídica experiente no assunto para auxiliar no registro da marca.

Leia também: Protocolo de Madrid e o Registro de Marca – Themis Soluções Jurídicas (themissj.com.br)

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