Protagonismo brasileiro em serviços públicos digitais

Você sabe do protagonismo brasileiro em serviços públicos digitais?

A Câmara dos Deputados aprovou no dia 11/08 a Medida Provisória 983/2020, que cria dois tipos de assinatura eletrônica de documentos públicos. A MP visa desburocratizar ainda mais as operações para o acesso da população a serviços públicos e democratizar a cidadania digital.

A assinatura eletrônica substitui a assinatura em papel. É a forma de garantir identificação, mesmo no ambiente virtual. O famoso “reconhecimento de firma”, porém sem cartório e no ambiente digital. O texto da MP estabelece os requisitos e a validade para a utilização de três tipos de assinatura eletrônica: simples, avançada e qualificada. Os diferentes tipos de assinatura têm como parâmetros os níveis de risco da informação, documentação ou serviço específico que é assinado, tendo por base os mais avançados modelos adotados no bloco europeu.

A assinatura eletrônica é algo que já existia antes da MP e consistia em uma certificação digital validada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a qual, apesar de ser extremamente segura, possui um custo associado, o que a torna pouco acessível à maioria da população (assinatura esta reconhecida como qualificada).

A partir de agora, dois novos tipos de assinatura eletrônica foram criados: a simples e a avançada, cuja diferença entre elas está no método de identificação e autenticação do cidadão. Em verdade, elas já existiam, mas o texto dá nome a elas e determina parâmetros para serem aceitas.

A assinatura simples pode ser utilizada para transações com entes públicos que não envolvam informações protegidas por grau de sigilo. Já a avançada, por sua vez, passa a ser aceita nos processos e transações com entes públicos quando envolvam informações protegidas por grau de sigilo, e em registro de atos nas Juntas Comerciais.

A assinatura qualificada continua com o processo de emissão por ICP-Brasil, é válida para todos os atos e transações com um ente público, mas poderá ser obtida por meio de identificação não presencial (via videoconferência).

Leia também: https://themissj.com.br/2022/10/14/regimento-interno-importancia-e-cuidados-que-devem-ser-tomados-na-elaboracao/

Um par de óculos em cima de papeis que simbolizam um regimento interno, algo importantíssimo para sua EJ alcançar protagonismo

Themis

Empresa Júnior de Direito

Home

E-books

Política de Privacidade

Serviços

Blog

Site por Ijunior