Por que devo registrar minha marca?

Um tema que recentemente ganhou bastante espaço no meio jurídico e empresarial é o Registro de Marca,  mesmo com a vasta difusão deste assunto, muitas pessoas ainda resistem à realização do Registro por diversos motivos.

PRIMEIRAMENTE, O QUE É MARCA?

 Segundo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), “a marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.” Ou seja, tudo aquilo que é usado como forma de representação de determinado produto ou serviço pode ser considerado marca. Além disso a marca é a porta de entrada da empresa para o cliente, é através dela que é realizado o primeiro contato entre essas partes.

Já está perceptível a importância da marca para uma empresa, mas qual é a importância de registrá-la? Tendo isso em mente, apresentamos nesta publicação…

3 motivos para você fazer seu Registro de Marca o quanto antes.

I) EXCLUSIVIDADE DO USO DA MARCA E PROTEÇÃO CONTRA USO INDEVIDO

  Realizar o registro de marca no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) garante a sua utilização de forma exclusiva, além de impedir que terceiros imitem, vendam ou distribuam produtos com a sua marca sem a sua autorização, já que uma das principais características do Registro é a sua capacidade de proteger legalmente o proprietário da marca contra plágios. Além disso, a exclusividade do uso da marca em todo território nacional é garantida.

  O empresário, muitas vezes, opta por não registrar sua marca, pois acredita que, com uma empresa relativamente pequena e pouco impulsionada no mercado, não terá problemas. Se outra empresa já possui um registro similar à marca desse empresário, ele pode perdê-la e terá que trocar toda a identidade do seu negócio. Então, essa situação acaba sendo extremamente prejudicial para uma empresa em fase de crescimento.

II) VALORIZAÇÃO DA MARCA

As empresas que possuem sua marca registrada conseguem, com muito mais facilidade, passar para o cliente uma noção de profissionalismo e de confiança, já que com o registro feito, a identidade da marca se consolida e fica nítida a credibilidade da empresa pelo seu serviço de alta qualificação.

III) PROPRIEDADE

A marca é um bem intangível (a empresa a possui, mas não existe fisicamente). Sendo assim, ela tem valor de mercado como qualquer outro bem. Desse modo, é uma propriedade tão valiosa que existem marcas que ultrapassam o valor da própria empresa, como por exemplo a Coca-Cola.

  Logo, a propriedade industrial sobre uma marca registrada confere a quem a detém o direito de usá-la e usufruí-la. Além disso, também poderá defendê-la contra quem violar a propriedade.  O Registro no INPI funcionará como uma certidão de nascimento para a sua marca, por isso é imprescindível recorrer a uma assessoria jurídica para auxiliá-lo 

  Se você é Empresário e ainda não registrou sua marca no INPI, vale a pena ficar atento e dar início ao processo. Entre em contato conosco, podemos ajudá-lo!

Leia também: https://themissj.com.br/2022/11/29/registro-de-cores-e-possivel/

Diversas cores misturadas e um texto "Registro de Cores, é possível?", fazendo referência ao Registro de Marca

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