Desconto para registrar marca?

A grande preocupação da maioria dos empreendedores brasileiros antes de fazer o registro de marca é o custo com esse serviço. Afinal, é muito caro? Nesse caso, é possível ter algum desconto para registrar a marca? Se você quer saber mais sobre essas questões, nos acompanhe neste texto. 

Sobre o Registro de marca

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que uma marca registrada não deve ser encarada como gasto, mas sim como um investimento necessário, uma vez que o devido registro garante segurança jurídica e a propriedade exclusiva da marca em todo o território nacional.

No Brasil, o órgão responsável pelo registro de marcas é o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Ademais, o procedimento é todo feito de forma virtual, desde o requerimento por meio do preenchimento dos formulários até o envio da documentação necessária, o que inclui também o pagamento de algumas taxas pelos serviços prestados.

Para requerer o registro nesse contexto, uma marca não precisa necessariamente estar associada a uma empresa. De modo que, segundo a lei brasileira, qualquer pessoa (física ou jurídica) pode registrá-la, desde que a pessoa física comprove a atividade que exerce. 

Quem consegue desconto?

É importante ressaltar que os preços são bem acessíveis e variam de acordo com uma série de fatores, como o porte da empresa, as classes do registro, entre outros. Além disso, o INPI oferece até 60% de desconto para registrar a marca dos seguintes requerentes:

  1. ME – Microempresas;
  2. MEI – Microempreendedor Individual;
  3. EPP – Empresas de Pequeno Porte;
  4. Cooperativas;
  5. Instituições de ensino e pesquisa;
  6. Entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos quando se referirem a atos próprios.

Assim, tal benefício foi adotado pelo Governo Federal em conjunto com o Ministério da Economia visando o apoio ao empreendedorismo brasileiro, e parte do pressuposto de que as pequenas empresas são as maiores responsáveis por movimentar a economia brasileira, sendo justamente as que recebem o desconto de até 60% das taxas federais.

Portanto, se você se enquadra nesses requisitos não perca tempo: garanta o desconto para registrar sua marca! Ao contrário do que você imaginava, registrar uma marca é muito mais acessível do que parece e, com certeza, é um investimento que cabe no seu bolso. 

Leia também: Mudança na identidade da marca – Themis Soluções Jurídicas (themissj.com.br)

Themis

Empresa Júnior de Direito

Home

E-books

Política de Privacidade

Serviços

Blog

Site por Ijunior